Volta de Domingo
Duração:44km (1h a 1h45)
Inicio: Campeã
Final: Vila Real
Apesar de ser uma volta pequena, é um percurso em que dá para desfrutar das melhores vistas que o Alvão tem para dar. Desde os desfiladeiros e curvas apertadas da Nacional 304, ás aldeias pitorescas e graníticos rochedos do alto da Serra.
Este percurso começa na Aldeia da Campeã, com as suas terras ferteis, e lameiros regados pelos riachos nascidos nas serras do Marão e Alvão.

Seguimos sempre pela estrada nacional, este primeiro troço ainda muito verde e sempre ladeado por carvalhos, pinheiros e tantas outras especies de flora autóctone.
Depois de passarmos a casa do Guarda Florestal, agora SIM vem o “Prato Principal”.
Nacional 304
De repente as vistas abrem-se e conseguimos ver quilómetro de desfiladeiros a pique e os picos de todas as montanhas que nos rodeiam. A partir de aqui e até à aldeia de Ermelo a estrada encontra-se num estado impecável, dando assim, para os pilotos mais corajosos e sem vertigens, a uma condução um pouco mais desportiva, apenas limitada por bastantes curvas apertadas. Aconselho a parar aqui num dos vários miradouros que existem ao longo da estrada.
Já depois de passar a aldeia de Ermelo e a ponte sobre o Rio Olo, existe uma saída à direita. Ai viramos em direção ás Fisgas de Ermelo. Ao contrario dos ultimos kilómetros este troço tem o alcatrão bastante degradado, cascalho solto e é um pouco apertado. Assim sendo é necessario fazer uma condução mais calma.

Chegando ao centro interpretativo, fiz a minha pausa, também para tentar chegar ao miradouro das conhecidas Fisgas de Ermelo. É de notar que o miradouro está fechado e a estrada para o mesmo está cortada a 1km. Devido a isto é necessário, para quem estiver ciente dos riscos passar todas as proteções colocadas e continuar a pé.
Depois de infelizmente não ver as Fisgas, continuamos caminho.
Serra do Alvão
Agora é sempre a subir até quase ao topo da serra do Alvão. Passando pelas aldeias de Cavernelhe, Pioledo e Anta. Nestes sitios é possivel ver as casas tradicionais transmontanas e o gado bovino a pastar por entre os rochedos.
Passamos a barragem Cimeira do Alvão, um espantoso espelho de água, e a Cabana um dos locais de excelência para comer uns petiscos da região, rodeado pela natureza.
Agora é sempre a descer com uma vista panorâmica da cidade de Vila Real.
É de avisar que nas aldeias de Relva e Borbela existem alcumas curvas apertadas em que é necessário ter algum cuidado.
E acabamos assim uma tarde bem passada,e já a pensar nas proximas voltinhas…
Links com mais informação sobre os locais:
O Parque Natural do Alvão foi criado em 1983
Parque Natural do Alvão – Natural.pt
Fisgas de Ermelo: a cascata monumental do Parque Natural do Alvão
Deixe um comentário